segunda-feira, setembro 10, 2007

Visualizar....


Houve alguém que escreveu que "o essencial é invisível aos olhos", eu concordo. Parece-me que a cada dia que usamos os olhos para nos guiar e tomar decisões falhamos no olhar verdadeiro das coisas. A sociedade inunda os sentidos até que estamos de tal maneira assoberbados que ficamos cegos ao que realmente conta. Os olhos são o espelho da alma (também alguém escreveu), não são referidos como a fonte da visão nem como são mais ou menos sensíveis à luz por causa da sua cor, nem como constituem uma forma única que nos destingue de todos os animais na superfície da Terra.
Ver é muito importante, permite-nos evitar obstáculos e até vermos cores e formas que nos fascinam, permite também contemplar uma paisagem e aquecer no calor dum sorriso. Mas como gosto de me contradizer peço-vos para fazerem um exercício... não estou a falar de bicicletas de manutenção, caminhadas e afins, mas um exercício mental que vos pode transportar para uma visão cega de luz, cor e formas. Se nunca tivessemos tido visão, como poderiamos falar de formas e cores? Como será que imaginaríamos os objectos que "veríamos" com as mãos? Conseguem se despegar dos conceitos adquiridos por anos e anos de visão e visualizar o mundo pelos sentidos que vos restam? Que cor teria o calor? Que nome teria a cor do calor? Que coisas veríamos que não tinham de respeitar as covenções do homem e do mundo que as reprime? Seríamos capazes de conceber os horrores que criamos se não pudéssemos ver?
Não peço que se fuja da realidade nem que nos refugiemos dos problemas, mas peço que nos permitamos expandir a visão que teremos das coisas sem que usemos os olhos. Visualizem tudo o que vos rodeia sendo levados e vendados até a um lugar onde nunca estiveram... vão ver que serão surpreendidos quando levantarem a venda.


O amor teria forma?
O cheiro teria cor?
A luz seria líquida?
A árvore seria infinita?
O ar seria de algodão doce?
O sabor seria uma criatura?

Abstracto me despeço.

2 comentários:

Flash disse...

Dr. Mendez,

Quantas vezes é preciso dizer para tomares as gotas a horas certas?
Ó doutor... então agora pensas em vendas?
Cada vez estás mais perverso...

Abraço

Esteves Rey disse...

Espera até eu começar a falar de bondage...

Depravadao
Dr Mendez