domingo, setembro 09, 2007

A surdez do Pregador...

As férias têm destas coisas... ausentamo-nos por longos periodos sem dar satisfações a ninguém... e agora estou à espera de milagres!!!
Venho me resguardar neste canto de lamentações e constestação predominantes mas hoje num acto de contrição. Durante vários anos e várias conversas fui sempre o bom ouvinte e por vezes o melhor conselheiro (nada de modéstias aqui porque afinal foi o que me disseram!!), e fui sempre apologista da simplicidade, frontalidade (atenção, não confundir com falta de respeito!) e o estar atento aqueles que amamos e que significam algo para nós (poooois, faz o que eu digo e não faças o que eu faço não é?). Não deixa de ser bastante curioso o quanto pregamos valores e bons pensamentos durante a nossa vida e somos completamente surdos aos mesmos. "nem penses que já não há solução!" - disse a uns (umas) - "Tens de telefonar à tua mulher, mas antes de dizer para atrasar o jantar porque trabalhas até mais tarde, pergunta como ela está. Vais ver que ela gosta!" - doutrinei a outros - "A pior merda que podes fazer é achar que tens sempre razão!" - vociferei aos mais casmurros(as). Fui pregador da "boa palavra" por várias vezes, inspirei confiança em muitos (as) e fui muitas vezes portador duma mensagem de calma e racionalização dos problemas. Lidei com o melhor e com o pior que o ser humano tem para dar e mostrar, afinei os sentidos para não deixar passar as subtilezas e isolei o coração para que não se ferisse mais com o que ouvia. Tornei-me prático, racional e acima de tudo dormente... como uma máquina programada para dar a resposta perante um determinado pedido, deixei de ser humano e o acto espontaneo passou a ser uma história do passado. Estou dormente, as coisas não têm as cores que tinham, não me doi a dor dos outros nem me permito mudar, tal é o medo de falhar e sofrer...
Digo tudo isto e não é por acaso, aprendi mais sobre mim e o que se pasa na minha vida nestes últimos 7 dias do que durante uma vida inteira. E não estou a exagerar! O pregador tornou-se o incomodado tipo que atende uma ceita qualquer à porta num domingo de manhã com ar meio ensonado. Não queria ser acordado a ouvir o que vai mal no mundo, nem o que de bom há no "céu", nem sequer me dei ao trabalho de ouvir para ao menos tirar algo de positivo da mensagem. O pregador é surdo!!! Ouço palavras que derramam pela cara abaixo de alguém que sofre da minha surdez e vejo o quão adormecido estive este tempo. O pregador é cego!!! Sinto que domino um só mundo que nem sequer é o meu, manipulo e esfrego as mãos ao adicionar mais uma "cabeça" na minha sala macabra de troféus, incho como um porco sem saber que o fim que terei será em tudo semelhante ao do suíno. O pregador é hipócrita!!
Este pregador foi "pregado", mas desta vez na dura realidade e na ilusão que criou que de tão "bela" e "perfeita" o iludiu a si mesmo. O coração já quase totalmente empedrenido do pregador pode ainda adquirir a consistência certa para pelo menos salvar o coração que feriu repetidamente, para se lembrar que o amor existe e que dele surge um calor que desmonta qualquer ilusão e faz da realidade a verdadeira beleza e perfeição que se precisa.

A ti que feri... desculpa.

4 comentários:

Flash disse...

Ooooooooooooooops...

Flash disse...

What the fuck is going on?

Esteves Rey disse...

Da mente destorcida só pode saír mensagem destorcida, da mente demente pode apenas surgir a confusão, da mente de outros a alienação é inevitável.

Fucked in da Head,
Dr Mendez

Red Light Special disse...

É... o pior é quando o pregador continua a dormir.
Se esse acordar, não tamos mal...