terça-feira, agosto 07, 2007

Presunções....


Estive a ler este meu projecto de blog (ou será melhor chamá-lo "blogue"? Esta coisa dos estrangeirismos vai sempre me perseguir!!) e reparei na falta escandalosa

de temas culturais que a todos podem interessar e que deverão concerteza enriquecer a sua sabedoria. Posto isto, acedi ao vasto e infindo poço de saber que me caracteriza e decidi partilhar alguns factos extremamente importantes com a "generalidade" dos mortais. Com toda a certeza estarei a ser "brindado" das mais refinadas brejeirices e insultos que vos possa ocorrer depois de me referir ao resto do mundo como "generalidade dos mortais", mas não dêm razão à minha presunçãozita e julguem pela capa e não pelo conteúdo!

De vez em quando sou abordado com a "mais-que-comum-e-irritante" expressão "eu disto não percebo mesmo nada! Sou mesmo burro(a)". Ora então para que não falte "palha" a estes distintos elementos da raça equina "cruzada ou adulterada" seguem-se factos que podem significar o vosso total abandono de tal desprestigiante grupo. Ficam então a saber que, se uníssemos todos os vasos sanguineos, artérias, veias e afins poderiamos fazer um "tubo" que daria duas voltas e meia ao nosso planeta!!! Que tal? Já se sentem mais cultos? Ainda não? Então aqui vai mais uma, e sabiam que existem mais estrelas no cosmos do que o número total de sons emitidos pela Humanidade desde a sua origem? Agora é que devem estar ao rubro!!! Mas para não pecar por falta vamos ao excesso! Sabiam que num cm do vosso cólon (cu, para aqueles que não sabem!!) existem mais bactérias vivas do que existem pessoas no mundo?(ainda bem que não é ao contrário, porque tanta gente no cólon poderia ser prejudicial para a saude do individuo e daqueles que o habitavam.) Podem já estar a pensar que já têm uma linhitas para impressionar os eruditos deste mundo, mas para arrasar tenho de concluir com outro facto notoriamente importante.

A sabedoria não se mede, não se gaba nem é estanque. Poderá alguém, alguma vez dizer que não sabe nada? Eu até posso saber uma catrefada de coisas sobre informática, mas de certeza que não sei tudo e de certeza que não me safava se tivesse de plantar campos para sobreviver. Essa sabedoria não a tenho. E como essa tantas outras, de como fazer um bolo delicioso, como bordar um pano ou idealizar uma construção. Posso imaginar muitas coisas, saber muitas coisas, mas de acordo com a "opinião" de alguns também me deveria inserir no grupo equino "cruzado ou desviado"!! O saber saber é muito diferente do pensar saber. Não se meçam por "réguas" que não vos servem, façam a própria. Estimem aquilo que sabem fazer e aquilo que sabem saber, explorem mais e aprendam mais e não se prendam a factos que de nada vos servirão nem vos levarão ao "título" de inteligentes.

O saber é importante e pode-nos abrir janelas e portas que desconhecíamos, pesem bem o que poderão descobrir, o que conseguirão uma vez escancaradas as primeiras...

Para acabar deixo-vos uma última presunção, se pensam que os cientistas e investigadores são mais do que nós porque sabem muito mais de um determinado assunto do que nós, fixem bem nessa cabeça que o que os move é a ignorância. Se tudo se soubesse nada haveria a descobrir ou investigar, o que não sabemos faz-nos crescer e evoluir.

Presunçosamente me despeço...

2 comentários:

Flash disse...

Dr. Mendez,

uma palavra apenas:

SUBLIME!!!!!!!!

Abraço

Foz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.