quinta-feira, agosto 09, 2007

O conceito de normalidade


Mais um post, mais uma dúvida existencial. Fico a cada dia mais convencido que estou rodeado por gente maluca! São mais que muitos todos aqueles que assim se referem à minha pessoa, mas eu acho que o problema é de todos eles e não meu! Mas que lata tem esse povão todo de dizer que eu tenho problemas! Quem os nomeou peritos em sanidade? Das mentes mais torturadas e labirinticas nasceram algumas das chamadas "Obras primas da humanidade". O Van Gogh também era desprezado no seu tempo, chegou até a cortar uma orelhae acabou por se suicidar para não ser mais um fardo para o seu irmão. O Beethoven gritou no último concerto que dirigiu porque estava a ficar surdo. Dali vivia um amor obsessivo e uma realidade desmontada e para além do até então imaginável. Hubert Reeves, um reconhecido cientista, compara o tempo com o voo da borboleta. Giger, não só criou o Alien e a criatura do filme Espécie Mortal (aka Species) como uma rica variedade de pinturas e esculturas "biomecanoides". A lista, se prolongada, não daria espaço para a minha indignação. Não sou, nem me proponho tornar num dos "monstros" do expoente da criatividade humana. Quero apenas o meu direito a ser diferente sem ser reprimido ou rotulado, pode ser?
Todos aqueles de quem falei (com a excepção de Giger que ainda está vivo), enfrentaram o repúdio e menosprezo de muitos durante a vida para serem considerados "mestres" quando se transformaram em "adubo" e nada mais puderam criar! Porra! Parece que é preciso estar morto neste mundo para ter algum tipo de respeito e perspectiva sobre aquilo que realmente somos!
Não consigo ser brando na dissecação da "normalidade". Milhões de pessoas consideram-se "normais", levam uma vida normal, com um emprego normal, numa casa normal e com uma familia normal... Eu gosto de pessoas extraordinárias que limpam vidros e vivem numa casa pequena com uma parede de cada cor acompanhados da avó metaleira, o filho sacerdote e a filha satânica!
Os normais afogam tudo o que a mente humana tem de bom. A criatividade é sensurada e os "fantasmas" que assim não têm escape levam o seu hospedeiro à loucura dos sociopatas, psicopatas e outros. A criação e a expressão, mesmo que sob a forma efémera da palavra falada, são o nosso único veículo para mostrar o quão humanos somos.
Voltando a fazer uso dum pensamento acabo este revoltado post com a seguinte frase:
A insanidade é normal, a loucura é liberdade.
Agora atrevam-se a chamar-me louco!

5 comentários:

Flash disse...

Fónix!!!

Ao que isto chegou...
Ainda vais arrancar uma orelha.
Eu também sou bom com o pincel e não é por isso que me comparo a Van Gogh.
Até que tinha mais razões. Afinal o Einstein era Albert!!!

Mas como sou teu amigo posso oferecer-te os meus préstimos.

Passo a explicar:

Dizes que os génios só são reconhecidos depois de estarem a fazer adubo. Certo?
Então eu ofereço-me para te dar uma mãozinha... (os acidentes acontecem)
Depois sempre posso escrever um livro sobre a tua vida e a nossa vivência e ficar rico (à tua custa).
Seria um autêntico Carolino Salgado.

Abraço e pensa nisso
Tens aqui um amigo que não te deixará ficar mal...

Esteves Rey disse...

Nem orelhas nem mais nenhuma protuberância do meu obeso corpo!!!
O génio não sou eu, sou apenas um rebelde conformado queporvezes ainda faz algum barulho. Quanto à cena do "Carolino", posso apenas levá-la em consideração se te referiste a arroz! Porque não tenho pressa nenhuma de me tornar adubo, apesar da ideia de ajudar nas tuas finanças possa parecer um gesto muito altruista e de sincera amizade, prefiro ir tomar uma "loira" com o amigo do que encher os seus bolsos.
No que diz respeito ao Albert Einstein, posso dizer-te que nem tudo está perdido, ele também era péssimo aluno a matemática e fundou muitos dos princípios fisicos e matemáticos em que a ciência ainda hoje se baseia. No teu caso vejo o futuro da blogosfera contaminado de uma imensa criatividade que concerteza vai dar origem a um movimento cultural.

NOTA IMPORTANTE: Se eu "marar" primeiro que tu, tens desde já a autorização para seres o meu "Carolino Salgado", no entanto , se fores tu primeiro, prometo que vou aproveitar bem a minha casa e carro novos, assim como a minha viagem de sonho pela Europa de Harley Davidson!!!

Agora vê lá se queres estragar os meus sonhos!!!!

Causticamente me despeço,

Dr Mendez

Esteves Rey disse...

NOTA ADICIONAL: Só não autorizo nenhuma mensão ao uso de cigarros para disfarçar a minha abundante flatulência !!!

Gasificadamente,

Dr Mendez

Flash disse...

Fiquei sem palavras Dr. Mendez.

Não é usual, mas a cena da criatividade deixou-me de rastos...

E já agora, se escreveres um livro sobre mim, não reveles detalhes sórdidos relacionados com odores fétidos como a Carolina.

OK?

Abraço e boas férias (looool)

Lurdes Pereira disse...

Como eu gostei deste post!!!!!!!!!!Há para aí tanta gente armada em juízes da sanidade dos outros...Quem é genuíno em geral é apelidado de maluco, desajustado,lunático etc.A autenticidade incomoda a mediocridade reinante! Não aguentam a visão de quem assume as luzes e sombras do seu ser...
Gostei dr Mendez!E como eu te compreendo...